30 de abril de 2012

Ato de amor



Outro dia, recebi um email com a seguinte história, de autoria desconhecida:

"Conta uma testemunha ocular de Nova York :
Num frio dia de dezembro, alguns anos atrás, um rapazinho de cerca de 10 anos, descalço, estava em pé em frente a uma loja de sapatos, olhando a vitrina e tremendo de frio.
Uma senhora se aproximou do rapaz e disse:
- Você está com pensamento tão profundo, olhando essa vitrina!
- Eu estava pedindo a Deus para me dar um par de sapatos - respondeu o garoto...
A senhora tomou-o pela mão, entrou na loja e pediu ao atendente para dar meia duzia de pares de meias para o menino.  Ela também perguntou se poderia conseguir-lhe uma bacia com água e uma toalha. O balconista rapidamente atendeu-a e ela levou o garoto para a parte detrás da loja e, tirando as luvas, se ajoelhou e lavou seus pés pequenos e secou-os com a toalha.
Nesse meio tempo, o empregado havia trazido as meias. Calçando-as nos pés do garoto, ela também comprou-lhe um par de sapatos.
Ela amarrou os outros pares de meias e entregou-lhe.  Deu um tapinha carinhoso em sua cabeça e disse:
- Sem dúvida, vai ser mais confortável agora.
Como ela logo se virou para ir, o garoto segurou-lhe a mão, olhou seu rosto diretamente, com lágrimas nos olhos e perguntou:
- Você é a mulher de Deus?"
Este texto nos faz refletir como gestos de generosidade tem grandeza divina. A mulher não se contentou só em dar as meias e os sapatos. Ela deu muito mais. Ela deu Amor. E este amor recebido fez  o menino pensar que ela era mulher de Deus, a Quem ele havia pedido os sapatos.


Vitória e Derrota

 
Ontem, percebi a euforia de um amigo, no facebook, porque seu time de futebol ganhou o campeonato. Ao mesmo tempo, notei a atitude de outro amigo, que postou, com orgulho, o símbolo de seu time, apesar dele não ter sido o campeão. E ficou a imagem, em mim,de que meu dois amigos tiveram atitudes de vencedores. Porque, para mim, ser vencedor é saber reconhecer o mérito, indepedente do resultado. É ter uma atitude positiva diante da vida. É como aquele individuo que olha um copo, com água pela metade, e diz que o copo está meio cheio. É como aquele sujeito que foi reprovado em um concurso, mas continua acreditando em sua capacidade de vencer. Em oposição, está o ser derrotado, que nega o mérito, indepedente do resultado. É aquele sujeito que recebe um prêmio, por seu talento, e diz  que outra pessoa merecia receber a premiação em seu lugar. É como quem olha para o copo, com água pela metade, e diz que o copo está meio vazio. Pensando na metáfora do copo, poderiamos dizer que se sentir vencedor nos deixa 'cheio' e se sentir derrotado, 'vazio'. E, estar cheio ou vazio, ser vencedor ou derrotado, não depende do resultado alcançado, e sim da postura que se adota perante estes mesmos resultados.