31 de dezembro de 2009

Começar de Novo

Eu recebi, da Estela, a apresentação de "Começar de Novo". E adorei a idéia dela de postá-la aqui. Como não consegui inserir o power point, eu coloco só o texto. Esta mensagem é linda D+.



"Depoimento de um funcionário da Perdigão da cidade de Itajaí - SC, uma das mais afetadas pelas enchentes e desmoronamentos .
 
Eu tinha medo da escuridão, até que as noites se fizeram longas e sem luz;
Eu não resistia ao frio facilmente, até passar a noite molhado numa laje;
Eu tinha medo dos mortos, até ter que dormir num cemitério;
Eu tinha rejeição por quem era de Buenos Aires; até que me deram abrigo e alimento;
Eu tinha aversão a Judeus, até darem remédios aos meus filhos;
Eu adorava exibir a minha nova jaqueta, até dar ela a um garoto com hipotermia;
Eu escolhia cuidadosamente a minha comida, até que tive fome;
Eu desconfiava da pele escura, até que um braço forte me tirou da água;
Eu achava que tinha visto muita coisa, até ver meu povo perambulando sem rumo pelas ruas;
Eu não gostava do cachorro do meu vizinho, até naquela noite eu ouvi-lo ganir até se afogar;
Eu não lembrava os idosos, até participar dos resgates;
Eu não sabia cozinhar, até ter na minha frente uma panela com arroz e crianças com fome;
Eu achava que a minha casa era mais importante que as outras, até ver todas cobertas pelas águas;
Eu tinha orgulho do meu nome e sobrenome, até a gente se tornar todos seres anônimos;
Eu não ouvia rádio, até ser ele que manteve a minha energia;
Eu criticava a bagunça dos estudantes, até que eles, às centenas, me estenderam suas mãos solidárias;
Eu tinha segurança absoluta de como seriam meus próximos anos, agora nem tanto;
Eu vivia numa comunidade com uma classe política, mas agora espero que a correnteza tenha levado embora;
Eu não lembrava o nome de todos os estados, agora guardo cada um no coração;
Eu não tinha boa memória, talvez por isso eu não lembre de todo mundo, mas terei mesmo assim o que me resta de vida para agradecer a todos.
Eu não te conhecia, agora você é meu irmão.
Tínhamos um rio, agora somos parte dele.
É de manhã, já saiu o sol e não faz tanto frio.
Graças a Deus.
Vamos começar de novo".




Um comentário:

Gostou? deixe aqui o seu comentário.