3 de novembro de 2008

Saudade e Lembranças

Ontem, dia de Finados, recebi uma mensagem de um amigo onde ele dizia que Finados era dia de saudade, não de tristeza. Eu concordo com ele. E, até acrescento que, além da saudade, a separação de nossos entes queridos, por falecimento, também deixa muitas lembranças. Mas, não é só pela morte que há separação de pessoas queridas. A distância física, a correria do dia-a-dia e até convenções sociais podem fazer com que se fique longe de quem ama. E aí aparece a saudade e as lembranças vêm à mente.

Quando se ama alguém, há a doação do que se tem de melhor(carinho, alegria, cuidado, compreensão, cumplicidade, cooperação, etc.) e existe a necessidade e o desejo de estar perto, de conversar, de tocar, de abraçar e beijar e, se isto não é possível, cria-se um vácuo existencial que só a pessoa amada consegue preencher, ninguém mais, pois ela é insubstituível. E a este vácuo dá-se o nome de saudade.

Muitas vezes, tenta-se preencher este 'espaço vazio'com as lembranças, pois o ser amado também é inesquecível. As lembranças permitem que se traga o ser amado para perto de si. Isto consola, mas não supre totalmente a saudade porque saudade vem do 'coração', da alma, e lembrança vem do cérebro, da razão.


Saudade é sentimento de ausência,
Lembrança é pensamento da presença.

Saudade leva ao sonho, lembrança traz à realidade. Enquanto a saudade faz sonhar, as lembranças estimulam a pessoa a seguir adiante ou a buscar a proximidade física do ser amado.

Saudade é calmante,
Lembrança é estimulante.

Saudade fragiliza. Vive-se a sensação de perda de um pedaço do coração, da parte mais importante, mais linda. Lágrimas delicadas fluem silenciosamente pelo ohos.
Lembrança fortalece. Ela mostra que ainda há um coração que bate forte, que ainda há vida, esperança.

Saudade é como a cor preta, que mostra a ausência de cor.
Lembrança é como o branco, que é a soma de todas as cores.

Saudade e lembranças são expressões do amor. Elas demonstram que a pessoa amou e/ou foi amada e querida. A saudade significa que a pessoa deu um pouco do melhor de si (seu coração) ao outro. Por isto, há um pedaço de seu coração que não existe mais e que está fazendo falta. A lembrança ameniza, dizendo que esta doação foi a melhor coisa que a pessoa fez e que valeu a pena.
(autoria: Marta Betania - 3/11/2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? deixe aqui o seu comentário.