6 de julho de 2009

Reação masculina à crítica

Este texto abaixo é excelente! Ele nos fala de uma maneira objetiva e clara sobre a reação masculina frente à crítica de sua parceira e como isso pode afetar o relacionamento do casal.

"[...]O homem e a mulher são seres totalmente diferentes, física e psicologicamente; tanto que é cientificamente comprovado que o homem, em relação ao macaco, possui 3% de diferença e o homem com a mulher, as diferenças chegam à casa dos 10%. Imaginem, então, as diferenças de ordem psicológica: o homem com a sua lógica e a mulher com sua abordagem emocional. A comunicação entre esses dois seres tão diferentes certamente será difícil.
Para compreendermos melhor a natureza masculina vou citar um entre dezenas de comportamentos; esse, em particular, faz com que o homem definitivamente se distancie da sua parceira.
Como funciona?
O comportamento masculino é interessante. O homem precisa de admiração; se você não der isso a ele pode ter certeza que tudo ficará mais difícil. Perceba que o homem adora ser comparado aos deuses mitológicos; é um processo de auto-afirmação, ele necessita do elogio.
Se ao invés disso você o critica, é certo que ele vai se distanciar de você; a crítica para o homem é como um veneno. Como o homem é primitivo, se fecha e se distancia e, depois de um tempo, você perceberá que ele está se afastando mais e mais, lentamente; então, você começará a puxa-lo; mas esse puxar é como puxar um elástico: ele pode vir, mas uma hora vai se distanciar novamente.
Pode parecer estranho mas esta é a anatomia do homem quando é criticado e, geralmente, essa crítica aparece quando você quer mudar alguma coisa nele; se ele perceber, de leve, que você quer muda-lo, aí, realmente, você perdeu seu homem, pois simplesmente o homem odeia que a sua amada queira muda-lo. Afinal, para o homem, mudança significa que ele não está sendo o melhor que pode e isso é o fim para ele.
Então, se você quer que seu relacionamento dê certo, aí vão dicas fundamentais:
Primeiro: não queira mudar seu parceiro pois, afinal, ninguém muda ninguém e se você precisa de atenção, compreensão, existem outras estratégias que realmente funcionam.
Segundo: não o critique; quando você o fizer saiba que o distanciamento será inevitável. Para tudo há maneiras especiais de se atingir, basta aprender. Conhecer seu parceiro é fundamental para se ter um relacionamento saudável; existem algumas situações criminosas em relação ao distanciamento: uma delas, por exemplo, é não dar palpite quando ele estiver super-perdido no trânsito; pode deixar ele dar volta em círculos, não querer perguntar a ninguém onde é o caminho correto, mas se você interferir pode ter certeza: pontos negativos para você.
[...]Ao final, sabemos que todo relacionamento é um desafio, é difícil e complicado, mas quando sabemos nos comunicar eficientemente, tenha certeza de que tudo fluirá melhor".

Trecho do texto "Entendendo porque os homens se distanciam . . .", de autoria do Dr. Paulo Valzacchi. Disponível em http://www.meupoder.com.br/artigo39.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? deixe aqui o seu comentário.