28 de outubro de 2008

Competição e Cooperação

Eu observo em muitos textos que leio, e em alguns ambientes sociais, que há uma extrema valorização da cooperação e uma rejeição à competição, onde se coloca a cooperação como o bem e a competição como o mal.
Eu não percebo desta forma. Eu acredito que tanto a cooperação quanto a competição são importantes para o desenvolvimento pessoal, profissional, social e mundial. Assim como o sal e o açúcar não podem substituir um ao outro. A competição e a cooperação não se excluem nem se sobrepõem.

A competição é como o sal que preserva, dá sabor ao alimento e que também produz sede. A competição mantém a fé e a esperança; impede a acomodação e estimula a sede do saber: a aprendizagem, a pesquisa e a inovação. Ela possibilita o desenvolvimento de capacidades, habilidades e proporciona a superação de obstáculos internos e externos.

A cooperação se assemelha mais ao açúcar, que adoça a vida na medida em que divide obrigações e compartilha saberes. Ela possibilita o apoio mútuo, torna o grupo mais forte pela união dos talentos de cada um. Estimula a tolerância com as diferenças, o respeito ao próximo.
E, da mesma forma que o sal e o açúcar fazem mal quando usados em excessos, a cooperação e a competição trazem prejuízos quando são usados de forma indiscriminada. A cooperação torna-se prejudicial quando impede o crescimento individual, isto é, quando cria passividade ou falta de motivação nos participantes de uma equipe ou comunidade. A competição se torna negativa quando o individuo, ao invés de se tornar melhor do que o concorrente, procura desvalorizá-lo, através de atos desonestos.

Sal e açúcar, na dose certa, temperam alimentos, tornando-os deliciosos. Competição e Cooperação, usados de forma racional e ética, realçam o sabor da vida, trazendo dinamismo, prosperidade, felicidade.

(Autoria: Marta Betania - 28/10/2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? deixe aqui o seu comentário.