28 de outubro de 2008

Dieta da moda

O nosso corpo é o bem mais precioso que temos; E a saúde é a principal fonte de felicidade.Por isto, resolvi postar aqui o artigo de Marcos Vinhal, onde ele apresenta o ponto de vista do Dr. Luciano Giacaglia, especialista em endocrinologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que faz um importante alerta quanto às dietas da moda:

“O grande equívoco das pessoas que confiam em dietas mirabolantes é em relação à rapidez com que se perde peso, mas essa questão não é tão simples assim. Como não se aumenta de peso muito rápido, a redução também deve ser gradual. Ao se perder mais de 4 kg ao mês, exceto nos obesos mórbidos, o organismo reage a esta variação rápida, reduzindo o metabolismo e tentando reverter a perda de peso. Portanto, perder peso rápido, como propõe certas dietas não confiáveis, significa recuperar o peso igualmente rápido. Geralmente, o organismo, numa tentativa de defesa, vai inclusive tentar elevar o peso acima do nível inicial, agravando ainda mais o problema.

Dr. Giacaglia alerta “Dietas da moda, além de monótonas e enfadonhas, são nutricionalmente pobres, uma vez que tendem a excluir importantes nutrientes, acarretando carências nutricionais diversas. Diferente do que se imagina, é comum encontrarmos indivíduos obesos e desnutridos ao mesmo tempo”.

Pode-se listar uma série de complicações que a falta de carboidratos, nutrientes e outros agentes necessários para uma boa alimentação podem causar. A carência de vitaminas e minerais compromete a visão, a imunidade, a cicatrização, a reprodução, o crescimento, a calcificação dos ossos e a formação de glóbulos vermelhos. Já a escassez de proteínas acarreta disfunções imunológicas, representadas pelo aumento de infecções, alterações de pele e unha, inchaços e fraqueza muscular. Porém, as proteínas em excesso também não são saudáveis, uma vez que sobrecarrega o fígado, produzindo ácidos (sulfato, fosfato, úrico), que descalcificam os ossos e sobrecarregam os rins, levando à formação de cálculos, hipertensão arterial e insuficiência renal.

A pouca quantidade de carboidratos leva à irritabilidade, dores de cabeça, insônia, depressão, compulsões fora de hora e, a longo prazo, leva à perda de massa muscular. “Como o músculo é responsável por até 70% do nosso metabolismo basal, o resultado é a redução progressiva do metabolismo e a tendência cada vez maior de ganho de peso no futuro. Ou seja, no início perde-se muito peso, pois o músculo é uma das estruturas mais pesadas do organismo, mas depois vem o desespero quando se recupera o dobro do peso, desta vez só de gordura. Por outro lado, a gordura é o componente mais leve do corpo, até mais que a água, e quando se perde peso aos poucos, geralmente se está perdendo gordura. Por isso que endocrinologistas recomendam que a perda de peso seja gradual”, ressalta o Dr. Giacaglia. É importante privilegiar os carboidratos integrais, saudáveis, que fornecem a energia necessária ao organismo, ricos em fibras, vitaminas, minerais e as denominadas gorduras do bem”.


Fonte: http://www.revistavigor.com.br/2008/02/29/alerta-para-dietas-que-prometem-milagres/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? deixe aqui o seu comentário.