28 de outubro de 2008

Gostar e Amar


A palavra amar está tão banalizada que acabou perdendo um pouco do seu sentido. Hoje em dia, fala-se que se ama até a comidas e objetos. E usa-se o gostar como sinônimo de amar. Só que gostar e amar tem sentidos bem diferentes.

Gostar é o verbo usado para designar algo que nos traz bem-estar por nos proporcionar prazer. É aplicado no sentido mais egocêntrico.
Amigos, familiares, Churrasco, vinho, filmes, esportes, viagens, piadas, roupas, carros, novidades tecnológicas, etc. são capazes de proporcionar alegria, de trazer bem-estar. Por isto, é que se diz que se gosta deles.

Gostar implica o estabelecimento de uma relação de satisfação pela posse, pelo poder ou pelo prazer imediato que proporciona. Este gostar necessita sempre estar sendo ‘reabastecido’ porque não supre a carência existencial da pessoa, não dá sentido à sua vida. Muitas pessoas, inclusive, tornam-se dependentes emocionais de outras pessoas ou atividades que lhe proporcionam prazer por sentirem-se vazias. Busca-se em algo ou alguém fora de si mesmo a tão sonhada felicidade.
Há pessoas que chegam a manter relacionamentos só enquanto estes lhe dão prazer. Têm relações sexuais que buscam só o prazer físico, sem o envolvimento emocional. E passam a vida inteira trocando de parceiros para estarem constantemente vivenciando a sensação boa de alegria, sem arcar com responsabilidades. Vivem segundo o gostar.

Amar é diferente de gostar. Não visa o próprio interesse e sim o bem do outro. É uma decisão consciente de quem quer dar o melhor de si ao outro, sem exigir nada em troca. Doa-se com amor e por amor. Por isto, o número de pessoas a quem se ama é bem menor do que o de quem se gosta e, é por isto também, que tanta gente tem dificuldade em amar.

Amar é doação e só doa quem tem algo a doar, isto é, só é possível amar ao outro se a pessoa amar , primeiramente, a si mesma. A pessoa que se ama não deseja só receber, nem tem intenção de mudar ou controlar o amado. Sabe respeitá-lo e tolera as diferenças individuais. Confia e dá liberdade ao parceiro.

Numa relação de amor há a troca constante de atenção, cuidados. Há renúncias, sacrifícios e dedicação. Há cumplicidade e cooperação. A relação sexual com amor é envolta de troca afetiva, de prazer mútuo, de união.

Enquanto gostar é uma atitude mais passiva, de recebimento de prazer, amar é uma atitude ativa de proporcionar amor. Amar é sair de si mesma para descobrir e perceber o mundo sob a ótica da outra pessoa e compartilhar a felicidade que existe dentro de si com o amado.

Pense nisto!

(autoria: Marta Betania - 28/10/2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? deixe aqui o seu comentário.