27 de setembro de 2008

Dia de Cosme e Damião


Eu não sei sei como foi na infância de vocês, mas quando eu era criança, o dia de Cosme e Damião era um dia de muita alegria.
Aqui em Brasilia, havia muitas pessoas que distribuíam doces para as crianças. Então, a meninada passava o dia todo correndo pelos blocos para pegar balas e chocolates. Alguns até faltavam à aula. Neste dia, os pais até compreendiam se as crianças não tivessem apetite para almoçar ou jantar.
As crianças mais gulosas usavam mochilas para guardar os doces arrecadados e poder ficar com as mãos livres para pegar mais doces. E sempre havia trocas de doces entre a garotada e concursos para ver quem conseguia pegar mais doces. Era uma festa!!

Quem doava as guloseimas ia para debaixo dos prédios e fazia as crianças formarem filas para recebê-las. Ás vezes, eles não conseguiam nem fazer isto, porque as crianças descobriam antes que a pessoar ia distribuir doces e corriam para a porta de seu apartamento(os porteiros dos prédios eram aliados das crianças e sempre informavam a elas sobre quem ia distribuir) rs. Foi uma época muito feliz. E todos que participaam dela têm boas lembranças.

Hoje, são raras as doação de guloseimas nos prédios das quadras do Plano Piloto. Quem doa prefere fazê-lo às crianças carentes ou em creches, hospitais. Com certeza, é um ato muito sábio pois estas crianças não consomem doces no dia-a-dia e, por isto, a alegria delas e a satisfação de quem doa é muito maior.

Bjs e um doce sábado para todos.
Marta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? deixe aqui o seu comentário.