18 de setembro de 2008

Ouvir e escutar

Outro dia, estávamos debatendo, no curso que eu faço, sobre 'como comunicar más notícias' e, dentre muitas coisas do que foi falado o que mais chamou a atenção foi a importância do ouvir. Na ocasião, falávamos da relação médico-paciente, só que isto se aplica a todo tipo de relacionamento.

As pessoas gostam de falar, de serem ouvidas, mas nem todas se predispõem a ouvir o outro. Muitas só escutam. Quantas vezes ouvimos pessoas falarem: "entrou por um ouvido e saiu pelo outro" e esta fala normalmente expressa que um não quer interagir com o outro, seja por mágoa, raiva, onipotência, deprezo, indiferença, etc. Este comportamento mostra claramente que há uma barreira na comunicação.

Diferentemente, o ouvir implica no estabelecimento de uma relação, em dar atenção, em concentrar-se no que está sendo dito, em acolher, em não julgar. E isto estimula a livre expressão de pensamentos e sentimentos.

Ouvir pressupõe empatia, a disponibilidade para colocar-se no lugar do outro, para sentir e perceber o mundo sob a ótica de quem fala. E esta atitude empática favorece a compreensão e permite ter a verdadeira dimensao de como o outro se sente, pois vivencia-se este sentir.

Quando duas pessoas se predispõem a ouvir uma à outra há o diálogo, o estabelecimento da confiança, a plena comunicação. E no final da conversa ambas estão satisfeitas.

Até me lembrei de um ditado chinês que diz assim:
"Se você tem uma maçã e eu tenho outra; e nós trocamos as
maçãs, então cada um terá sua maçã.
Mas se você tem uma idéia e eu tenho outra, e nós as
trocamos: então cada um terá duas idéias".

Pense nisto!
Bjs, Marta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? deixe aqui o seu comentário.